Ação agroecológica ensina práticas alternativas de manejo

Entre outros temas, foram abordados os benefícios da mudança gradual do atual método de produção para os métodos agroecológicos
Rosana Persona | Empaer

Empaer

Na Escola Estadual Reunidas da Cachoeira Rica, localizada na Comunidade Quilombola, no município de Chapada dos Guimarães, a Empaer realizou no dia 1 de outubro, uma ação agroecológica com práticas alternativas de manejo, fertilidade do solo e coleta de materiais para realização de compostagem. A atividade contou com a participação dos alunos do ensino fundamental e médio, professores e funcionários.

O biólogo da Empaer, Glieber Henriques Beliene, explica que a comunidade possui um viés rural muito forte, já que boa parte dos alunos e funcionários são membros da comunidade Quilombola e desenvolvem diversas atividades agropecuárias, sendo o foco maior na criação de peixes, devido à riqueza de água do local, atividades de olericultura, avicultura e turismo. “Essa foi a primeira de várias ações que serão desenvolvidas nas escolas rurais do município”, esclarece Glieber.

Durante o evento, o técnico agropecuário da Empaer, Wagner Borges Vieira, proferiu palestra sobre alternativas de manejo e fertilidade do solo, enfocando os benefícios da mudança gradual do atual método de produção para os métodos agroecológicos.

O engenheiro agrônomo da Empaer, Reginaldo Bosco Gomes, e o técnico Glieber ensinaram aos participantes como realizar a coleta de materiais tais como, folhas, frutos e esterco de animais caídos no solo para produção de adubo orgânico que será aplicado na horta da escola.