Pular para o conteúdo
Voltar

Técnicos recebem capacitação em crédito rural

Rosana Persona | Empaer

Empaer
A | A

Agricultores familiares assistidos pela Empaer financiaram R$ 80 milhões do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) em 2017. Com a demanda em alta por recursos financeiros, 40 técnicos da Empaer participaram de uma capacitação em crédito rural no município de Cuiabá.

O gerente de crédito rural da Empaer, Aylsson Vial, explicou que o objetivo da capacitação foi esclarecer dúvidas sobre a emissão de Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP), carta consulta e planilha do FCO (Fundo Constitucional do Centro Oeste), Pronaf, Plataforma Coban (Correspondência Bancária), Secredi, FCO e elaboração de projetos técnicos, extensão rural e outros. O evento teve enfoque na qualidade e no atendimento aos agricultores familiares.

A DAP é o instrumento de identificação do agricultor familiar para acessar o crédito rural com baixas taxas de juros, e políticas públicas como Programa de Aquisição de Alimentos, Merenda Escolar, Habitação Rural, aposentadoria e outros. Vale lembrar que a emissão de DAP não tem custo para o produtor e serve também para justificar sua condição de agricultor de economia familiar.

Participaram do evento, técnicos de Cuiabá, Rondonópolis, Barra do Bugres, Barra do Garças, Alta Floresta, Sinop, Cáceres, Juína e São Félix do Araguaia.