Pular para o conteúdo
Voltar

Encontro debate oportunidades e mercados para a agricultura familiar

Rosana Persona | Empaer

A | A

Foi realizado nos dias 4 e 5 de dezembro, em Cuiabá, o 1º Encontro Sobre Oportunidades de Negócios para a Agricultura Familiar. O evento reuniu lideranças da agricultura familiar e representantes do mercado consumidor, além de agentes do setor público e de empresas privadas. O objetivo do encontro foi promover a comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar e gerar oportunidades de mercado.

O Encontro foi promovido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) com apoio do  Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) e da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf). A delegada da Sead, Luciana Gallan, explica que o evento buscou discutir formas de garantir renda para aos agricultores e que um dos entraves da Agricultura Familiar é a comercialização dos produtos.

Ela destaca que esse é o primeiro Encontro realizado no Brasil e o Estado de Mato Grosso foi escolhido como piloto para difundir a ideia e a forma de comercialização com a participação de instituições, cooperativas, associação e outros. Foram dois dias de palestras e mesas redondas com profissionais especializados.

Representantes da Conab apresentaram ferramentas de compras públicas, com destaque ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e às diversas modalidades do programa. A mais acessada é a de Compra com Doação Simultânea, que possibilita aos agricultores familiares, por meio de cooperativas e associações, venderem seus produtos à Companhia.

O coordenador Regional da Empaer, Vico Capistrano Alencar, destaca que esse assunto mobilizou servidores e técnicos de vários setores para buscar alternativas rentáveis para a comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar. “Técnicos da Empaer estão imbuídos em auxiliar os agricultores familiares na conquista de novos mercados”, salienta.