Pular para o conteúdo
Voltar

Técnicos da Empaer participam do Seminário da Agricultura Familiar em Cuiabá

Rosana Persona (Empaer) e Andre Garcia (Prefeitura de Cuiabá)

A | A

Extensionistas da Empaer participaram do 3º Seminário da Agricultura Familiar de Cuiabá, realizado no dia 7 de dezembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso. Com a participação de 200 produtores rurais, representantes de cooperativas e associações, foi discutida a busca de soluções para a produção e comercialização de Frutas, Verduras e Legumes (FLV). O evento foi realizado pela Prefeitura de Cuiabá e contou com palestras voltadas ao empreendedorismo, à cadeia produtiva e programas governamentais.

O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Gilberto Gomes, apresentou um diagnóstico elaborado a partir das demandas apresentadas no encontro de 2017. Ele reforçou a importância da agricultura familiar para a economia local, uma vez que atividade estimula a inclusão social e a geração de emprego e renda. Diante disso, é importante reforçar a realização das feiras livres. Diretamente ligada ao setor, elas concentram mais de 1.000 feirantes distribuídos em mais de 50 espaços espalhados pela Capital.

O Diretor de Ater da Empaer, Rogério Monteiro Costa e Silva, destacou o trabalho que os técnicos vêm realizando na Baixada Cuiabana para fortalecer a cadeia produtiva do FLV. Ele lembra o pioneirismo da empresa em elaborar um diagnóstico das áreas e conferir a aptidão dos produtores rurais. “Esse encontro é uma forma de incentivar a cadeia e auxiliar os produtores no atendimento à Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e tecnologias voltadas para a produção”, explica Monteiro.

Durante o evento, foram ministradas as palestras “Cenário da Cadeia Produtiva de Frutas, Legumes e Verduras (FLV), pelo engenheiro agrônomo da Empaer, Lucas Estevão, e o biólogo Nivaldo Ponciano, e “Cadeia Produtiva da Pecuária de Leite”, pelo zootecnista Antônio Rômulo Fava.