Pular para o conteúdo
Voltar

Embrapa realiza “Tour do Feijão” em municípios de MT

Rosana Persona (Empaer) e Hélio Magalhães (Embrapa)

$imgCred
A | A

Num trabalho conjunto da equipe técnica de pesquisa e transferência da Embrapa Arroz e Feijão (Goiás) com instituições parceiras,  foi realizado nos dias 26 a 30 uma visita nas principais regiões produtoras de feijão do Estado do Mato Grosso em Primavera do Leste, Campo Novo do Parecis e Sorriso.

O objetivo do "Tour do Feijão" é levantar informações sobre o sistema de produção de feijão-comum, visando a promover maior aproximação da pesquisa com o setor produtivo, compreender as demandas e propor soluções para o setor na região visitada. A produção de feijão-comum tem crescido de maneira significativa nos últimos anos no Mato Grosso. Em 2005, por exemplo, a área total plantada no Estado era de 42 mil/ha; já em 2017, atingiu 88 mil/ha, com destaque para a safrinha e o feijão irrigado.

O pesquisador da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, Valter Martins de Almeida, fala que durante o “Tour do Feijão” verificou os anseios dos produtores rurais com relação a cultura, apesar de ser direcionada para a agricultura empresarial muitos assuntos também foram para  a agricultura familiar. “O consumidor e comprador estão cada vez mais exigentes com relação a qualidade do produto”, esclarece.

De acordo com o pesquisador Valter, foi discutido também, a continuidade nas pesquisas com linhagens de feijoeiro  com ênfase na  variedade carioca,  grãos especiais como preto e graúdos, entre eles o rajado, branco e jalo visando a exportação e consumo interno. Ele explica que o trabalho na Empaer  atende tanto a agricultura empresarial como familiar e utiliza a diversificação de culturas nas áreas com o cultivo do feijão tanto de sequeiro como irrigado, controle de pragas e doenças, definição do vazio sanitário no cultivo do feijoeiro-comum no Estado para controlar a infestação da mosca-branca e outros.

Entre as entidades e instituições parceiras que deram apoio e colaboração para a realização do Tour do Feijão estão: a Associação de Produtores de Feijão, Trigo e Irrigantes do Mato Grosso (Aprofir); os Sindicatos Rurais de Primavera do Leste, Campo Novo do Parecis e Sorriso; a Empaer; o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).