13º Torneio Leiteiro em Castanheira reúne 20 animais

Rosana Persona ( jornalista da Empaer)

Aconteceu em Castanheira (779 km a Noroeste de Cuiabá), o 13º Torneio Leiteiro e contou com a participação de 20 animais, nas categorias vacas e novilhas da raça holandesa, girolanda e outras. Com uma produção de 115,7 quilos de leite durante cinco ordenhas, a vaca Mágica, do produtor rural, Alécio Gonçalves Rios, foi a campeã. A competição aconteceu duas vezes ao dia com a ordenha no período matutino e vespertino. Com objetivo de divulgar a atividade leiteira, o evento foi realizado durante quatro dias (30.04 a 03.05), no Parque de exposições do município. O torneio foi promovido pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, empresários e parceiros. O evento faz parte do calendário de festas do município e já se tornou um importante instrumento para o intercâmbio de informações entre os produtores. O técnico agropecuário da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Weslley Thiago Pereira de Jesus, fala que o torneio identifica animais com potencial produtivo, divulga novas tecnologias e permite ampliar a bacia leiteira. Com uma produção de aproximadamente 14 milhões de litros de leite, em 2014, o município produz 38 mil litros de leite por dia, sendo que 36 mil litros são destinados aos dois laticínios da cidade. Com capacidade em beneficiar 110 mil litros, o município de Castanheira, possui um plantel de 18 mil vacas leiteiras, com uma produção média de 4 litros de leite/vaca. Conforme levantamento dos técnicos da Empaer 30% dos agricultores familiares exercem a pecuária de leite como atividade econômica, com uma produção média diária de 70 litros de leite no período das chuvas e de 40 litros na seca.