Extensionistas são homenageados na Câmara

Em sessão solene no Plenário Ulisses Guimarães, Frente Parlamentar de Ater e Anater homenageiam profissionais de todo o País com o prêmio ‘Extensionista Destaque 2017’
Jerúsia Arruda (Anater)

Anater

Extensionistas rurais de todo o País participaram de sessão solene em homenagem aos 69 anos da Extensão Rural do Brasil, nesta segunda-feira (04), no Plenário Ulisses Guimarães, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Requerida pelo presidente da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural, deputado federal Zé Silva (Solidariedade-MG), a sessão foi realizada em parceria com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e homenageou profissionais da Ater de todas as unidades da Federação, com o prêmio ‘Extensionista Destaque 2017’.

Ao abrir a sessão, o deputado Zé Silva explicou que o objetivo é homenagear os extensionistas, resgatar a história e mostrar as conquistas e a situação atual do Extensão Rural no País. “A extensão rural é um serviço essencial para reduzir as desigualdades entre pessoas e as regiões brasileiras, e o Congresso Nacional tem papel fundamental para que esse serviço possa vencer seu maior desafio, que é a sustentabilidade financeira. O Governo Federal precisa mudar a forma e também ampliar os recursos aplicados para que a extensão rural deixe de ser dependente de convênios burocráticos”.

De acordo com o deputado, o trabalho que vem sendo realizado pela Anater é o melhor caminho para mudar o cenário da extensão rural no Brasil.

O presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim, destaca que neste primeiro ano de atuação efetiva, a Anater já está em todas as regiões do País. “Estamos trabalhando com dois projetos, o Piloto e o D. Helder Câmara, promovendo a qualificação dos profissionais de Ater e levando aos agricultores familiares uma assistência técnica diferenciada, com um viés mais comunitário. Acreditamos que com o serviço de extensão rural é possível vencer a desigualdade social e promover o desenvolvimento sustentável do País, por isso, nossa meta para 2018 é que pelo menos 400 mil famílias de agricultores possam receber assistência através dos projetos da Anater”, planeja.

Durante a solenidade, o presidente da Anater lançou a comenda ‘Mérito Ater’, com objetivo de homenagear os extensionistas brasileiros e suas entidades representativas, na mesma data em que se comemora o Dia Nacional do Extensionista Rural – dia 06 de dezembro. “A partir do próximo ano, faremos a seleção tomando como referência o resultado do trabalho dos extensionistas nos projetos realizados pela Anater em parceria com as entidades prestadoras de Ater de todo o País. Para o lançamento do “Mérito Ater”, hoje, homenagearemos algumas pessoas e entidades que contribuíram de forma determinante para que a Anater se tornasse realidade”, anunciou.

Receberam a comenda ‘Mérito Ater’ o presidente da Frente Parlamentar de Ater, deputado Zé Silva, o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural do DF, Argileu Martins e os extensionistas Gabriel Alves Maciel, de Pernambuco, e Marinalva Olívia Martins Soares, de Minas Gerais. Também foram homenageadas a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), a Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do Brasil (Faser) e a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer).

Comemorado em todo território nacional o Dia do Extensionista Rural, foi instituído pela lei nº 12.386, em 03 de março de 2011. Os profissionais que receberam a homenagem ‘Extensionistas destaque 2017’ foram indicados pelas instituições públicas prestadoras de Ater onde atuam, em seus respectivos Estados.

Confira a lista dos profissionais homenageados:

EMATER/AC
NEUSA ANTÔNIA PAES