Empaer reabre unidade em Santa Carmem

Empaer
Foi reinaugurada no dia 11 de dezembro a unidade da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) de Santa Carmem (509 km ao norte da Capital). A unidade estava fechada há cinco anos, e reabre contando com dois servidores para dar suporte técnico aos agricultores familiares da região.

“Os agricultores familiares de Santa Carmem precisam de assistência para poderem produzir mais. Inclusive os pequenos produtores do Projeto Casulo também serão beneficiados, pois em reunião, conseguimos sentir o desejo de trabalhar e a necessidade de se ter um apoio técnico e orientação”, explica o prefeito Rodrigo Frantz.

Conforme o coordenador regional da Empaer de Sinop, Rogério Leschewitz, a reabertura reforça o compromisso que a Empaer tem, juntamente com a administração municipal, em auxiliar aos agricultores familiares do município com uma assistência técnica e extensão rural de qualidade, visando a melhoria na qualidade de vida e promovendo o desenvolvimento.

A instalação da unidade conta com apoio da prefeitura que em contrapartida disponibilizou o local e os equipamentos necessários. De início, o atendimento será realizado pelo servidor Fernando Brock, técnico em agropecuária, e por Breno de Moura Gimenez, Zootecnista. Ambos darão suporte às famílias.

Santa Carmem

Essencialmente agrícola, o município se destaca com as lavouras de soja e milho safrinha. Possui aproximadamente 280 propriedades rurais sendo 120 pequenas propriedades familiares, nas quais predominam os cultivos de frutíferas como a banana, o abacaxi e a melancia, e a criação de galinhas caipiras (ovos e carne), suínos e caprinos que são vendidos no município e região, bem como a produção de leite.

O município é conhecido como “Terra do Pé de Soja Gigante”, título conquistado pelo produtor Nelson Roque Kappes em 2014 por ter cultivado um pé de soja solteiro com mais de 20.000 vagens com grãos.