Pular para o conteúdo
Voltar

Pesquisa

Pesquisa



A Empaer tem como uma de suas atividades finalísticas a Pesquisa e o Fomento Agropecuário, com o objetivo de gerar conhecimento e tecnologias, e também de fomentar e diversificar a produção para desenvolver a agricultura familiar do Estado de Mato Grosso.

A estrutura física de pesquisa e fomento agropecuário da Empaer é constituída de três Centros Regionais de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (CRPTT) em Várzea Grande, Cáceres e Sinop, seis Campos Experimentais e de Produção (CEXPRO) em Nossa Senhora do Livramento, Acorizal, Rosário Oeste, São José dos Quatro Marcos, Tangará da Serra e Juína, e quatro viveiros de produção de mudas de espécies frutíferas e florestais (nativas e exóticas) nos municípios de Várzea Grande, Rosário Oeste, Cáceres e Sinop.

As atividades são prioritariamente focadas na agricultura familiar, principal público da Empaer e que possui significativa importância na economia estadual e na preservação dos recursos ambientais. Entre os projetos de pesquisa desenvolvidos pela Empaer, estão os de pesquisa aplicada e os de validação de tecnologias.

A pesquisa aplicada visa gerar conhecimentos para aplicação prática, dirigidos à solução de problemas específicos dos agricultores familiares. Nessas pesquisas são adotados métodos estatísticos e não paramétricos para validar a hipótese testada, as quais requerem maior orçamento financeiro e estrutural como, por exemplo, laboratórios equipados e com técnicos capacitados. O resultado final dessas pesquisas são os artigos técnicos científicos publicados nas diversas revistas nacionais e internacionais.

A pesquisa de validação de tecnologia, por sua vez, tem como objetivo converter e/ou adaptar uma tecnologia de domínio público para uma situação local ou regional de uma comunidade familiar, de acordo com as demandas elaboradas por elas. Os resultados dessas pesquisas são geralmente disponibilizadas ao público-alvo por meio de jornais, folders, rádio, televisão, internet e por outros meios de divulgação, como visitas técnicas, dias de campo, feiras tecnológicas, etc.

Os projetos de pesquisa e validação de tecnologias abrangem diversas áreas do conhecimento, envolvendo o cultivo de grãos, espécies oleaginosas, energéticas, frutíferas, florestais, ornamentais, olerículas, meio ambiente, agroecologia e bovinocultura de corte. A Empaer conduz, anualmente, cerca de 94 unidades experimentais e de validação, com abrangência em todo o estado de Mato Grosso.

Acesse aqui os projetos de pesquisa desenvolvidos pela Empaer.