Pular para o conteúdo

ATER



A Lei 12.188 de 2010 define a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) como “o serviço de educação não formal, de caráter continuado, no meio rural, que promove processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades e dos serviços agropecuários e não agropecuários, inclusive das atividades agroextrativistas, florestais e artesanais.”

A ATER compreende, portanto, as atividades de orientação e incentivo ao desenvolvimento rural sustentável. Em Mato Grosso, o serviço é executado pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), que está presente em 128 municípios incentivando o desenvolvimento no campo e difundindo novas tecnologias para os agricultores familiares.  

 

Assistência Técnica

A Assistência Técnica consiste em gerar e levar conhecimento para o campo.  Através de visitas, acompanhamentos, palestras e cursos diversos, o técnico contribui para a expansão do aprendizado do produtor com orientações sobre o plantio e a colheita de culturas, pecuária, piscicultura e demais atividades desenvolvidas pelos agricultores familiares em Mato Grosso. Ao prestar assistência técnica, apresenta novas tecnologias para aperfeiçoar os métodos de produção, o que contribui para aumentar a produtividade da propriedade rural e a renda do agricultor.   

 

Extensão Rural

A Extensão Rural visa promover o desenvolvimento social e econômico do meio rural através da geração de renda e da agregação de valor aos produtos e serviços agrícolas e não agrícolas. O objetivo da Extensão Rural é aumentar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais através do aperfeiçoamento dos sistemas de produção, de mecanismos de acesso a recursos, de atividades de desenvolvimento econômico e social, entre outras. A missão dos extensionistas é promover a inclusão, a igualdade e o desenvolvimento sustentável no campo.