Pular para o conteúdo
Voltar

Produtores participam de palestra sobre manejo da galinha caipira

Rosana Persona | Empaer

Empaer
A | A

Na Comunidade Água Limpa, na área dos produtores Rosinei Trindade Dias e Milton Dias, localizada no município de São José dos Quatro Marcos (315 km a Oeste de Cuiabá), a Empaer realizou uma palestra sobre o manejo da galinha caipira. A finalidade da palestra foi levar alternativas com baixo custo para o sistema de produção de aves caipiras, desde a escolha dos pintinhos, o manejo sanitário com as devidas vacinas a serem feitas, a higienização dos equipamentos e galpão, as técnicas de construção da instalação, até o manejo alimentar com alimentos existentes na propriedade.

A zootecnista da Empaer, Aline Castilho de Lima, falou que a iniciativa para realização da palestra partiu do grupo de produtoras da comunidade que possuem esse sistema de criação, e que a atividade é uma fonte de renda para as famílias. Conforme Aline, durante a palestra ocorreu uma demonstração de métodos com a produção de ração formulada e feita na propriedade rural.

Ela explica que os maiores custos estão relacionados principalmente com a alimentação das aves e que o objetivo é reduzir o custo de produção. Foi elaborado um comedouro tubular alternativo (imagem abaixo), com a finalidade de oferecer maior aproveitamento da ração e a diminuição no custo do equipamento, já que o mesmo é feito com materiais recicláveis.

O evento contou com a participação de dez produtores rurais e com o apoio do técnico agropecuário da Empaer, Adriel Fernandes Correa.