Pular para o conteúdo
Voltar

Artesanato em caixa decorada é mais uma opção de renda para mulheres rurais

Unicom

Empaer
A | A
 

Na Comunidade Recanto da Seriema, na casa da agricultora Isis Leite de Souza, localizada no município de Cuiabá, foi realizada uma oficina de artesanato em caixa decorada em MDF. A oficina foi ministrada pela extensionista social da Empaer, Iêda de Souza Santos, que mostrou na prática que uma caixa pode se transformar em peças de decoração e em presentes de casamento, aniversário, nascimento, farmácia para remédios, maquiagem, jóias e muito mais, dependendo da criatividade de cada um.

De acordo com Iêda, as caixas de MDF decoradas são muito populares e podem ter funções diferentes. Para o trabalho, são usadas técnicas como pinturas, colagem, decoupage, fitas, stêncil, rendas, tecidos em pérola, jornal ou revista, colorido, diversas estampas com diversos efeitos, decorativos e outros. Ieda explicou que esse tipo de caixa é muito utilizado na cozinha para guardar chás e ingredientes.

A Presidente da Associação de Mulheres da Comunidade, Ijosenyr Bastos de Matos, agradeceu a parceria com a Empaer na capacitação das mulheres rurais. “A oficina ofereceu oportunidade de geração de renda e promoveu a melhoria na qualidade de vida e no fortalecimento dos grupos produtivos do meio rural”, enfatizou.

A oficina foi organizada pela extensionista social, Relinda Oliveira Lucialdo, que esclareceu a importância da atividade em atender as demandas da comunidade. “O objetivo do evento foi desenvolver habilidades na técnica de pintura, decoupage, decoração de caixa em MDF, combinação de cores, texturas e orientações sobre a venda dos produtos, capacitando e estimulando as mulheres rurais em gerar renda utilizando o artesanato como uma ferramenta na promoção do bem estar social e elevação da autoestima”, conclui Relinda.