Pesquisa
A Empaer tem como uma de suas atividades finalísticas o segmento de Pesquisa e Fomento, com o objetivo de gerar conhecimento e tecnologias, bem como fomentar e diversificar a produção para desenvolver a agricultura familiar do Estado de Mato Grosso.
A estrutura física de pesquisa e fomento da Empaer é constituída de três Centros Regionais de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (CRPTT) localizados em Várzea Grande, Cáceres e Sinop; seis Campos Experimentais e de Produção (CEXPRO) localizados em Nossa Senhora do Livramento, Acorizal, Rosário Oeste, São José dos Quatro Marcos, Tangará da Serra e Juína; e quatro viveiros de produção de mudas de espécies frutíferas e florestais (nativas e exóticas) localizados em Várzea Grande, Rosário Oeste, Cáceres e Sinop.
Nessas unidades são desenvolvidas ações de pesquisa, inovação tecnológica e fomento. As atividades desenvolvidas são prioritariamente focadas na agricultura familiar. Em Mato Grosso existem aproximadamente 104 mil famílias rurais, sendo 59% dessa população composta por agricultores assentados e os demais por agricultores tradicionais. Esse público tem significativa importância na economia estadual e ação estratégica na preservação dos recursos ambientais.
Entre os projetos de pesquisa desenvolvidos pela Empaer, estão os de pesquisa aplicada e os de validação de tecnologias. A pesquisa aplicada visa gerar conhecimentos para aplicação prática, dirigidos à solução de problemas específicos dos agricultores familiares, que requerem maior orçamento financeiro e estrutural como, por exemplo, laboratórios equipados e com técnicos capacitados. O resultado final dessas pesquisas são os artigos técnicos científicos publicados nas diversas revistas nacionais e internacionais. A pesquisa de validação de tecnologia, por sua vez, tem como objetivo converter e/ou adaptar uma tecnologia de domínio público para uma situação local ou regional de uma comunidade familiar, de acordo com as demandas apresentadas por elas. Os resultados dessas pesquisas são geralmente disponibilizadas ao público-alvo por meio de jornais, folders, rádio, televisão, internet e por outros meios de divulgação, como visitas técnicas, dias de campo, feiras tecnológicas, etc.
Os projetos de pesquisa e validação de tecnologias abrangem diversas áreas do conhecimento, envolvendo o cultivo de grãos, espécies oleaginosas, energéticas, frutíferas, florestais, ornamentais, olerícolas, meio ambiente, agroecologia e bovinocultura de corte. São conduzidas, anualmente, diversas unidades experimentais e de validação, com abrangência em todo o estado de Mato Grosso.
Acesse aqui os projetos de pesquisa em execução atualmente.
Acesse aqui o portfólio de Pesquisa e Fomento da Empaer.